terça-feira, 1 de julho de 2008

ESCOLA OU EMPRESA




Educadores sofrem com os tempos difíceis para a educação, uma das crises é pq os vários empresários acreditam, que a escola deve ser vista como um bem privado mais do que como um bem público, permitindo que se dirijam escolas e universidades como uma empresa, inclusive inserindo teorias administrativas na escola (deve ser por isso que não existe mais supervisor, orientador e coordenador pedagógico nas escolas com as atribuições já conhecidas por nós, em lugar temos o gestor – “como em uma empresa”).

Bem vindo ao mundo das privatizações... vc quer educação de qualidade? Pague por isso... vc quer saúde de qualidade? Pague.

O Estado não mais suprirá as demandas essenciais aos indivíduos... A privatização é bem sugestiva para os legisladores que não querem gastar dinheiro em escolas.

Pesquisa escolar na internet


Fussando a net encontrei vários sites que ajundam estudantes a pesquisar os seus trabalhos acadêmicos, um deles dizia assim:

“Este projeto vem para ajudar os usuários a fazerem pesquisa de trabalhos escolares na internet, muitos não sabem usar o google ou outro site de busca, será ensinado como mexer como achar por palavras chaves.”

Outro tem assim:

“Acesse os melhores conteúdos para Trabalhos Escolares, ilustrações e gravuras para Pesquisa Escolar, mapas, trabalhos prontos, trabalhos universitários, mapas antigos, bandeiras, biografias, personagens históricos, História do Brasil, História Geral, Geografia, Biologia, Matemática, Química, Língua Portuguesa, etc.”


Logo pergunto: Cadê os professores que não ensinam os seus alunos a pesquisarem?!
Agora o aluno tem que recorrer a site para fazer os seus trabalhos?!
Ainda imaginei se existem tantos sites é pq tem muita gente que acessa, consegue fazer “bons trabalhos” e voltam a esses sites...

Tenho que confessar na educação existe muitas coisas que cheiram mal.

ROBÓTICA



A idéia de robótica apresentada no site robótica livre - http://www.roboticalivre.org/portal é bastante interessante, não conhecia o viés no qual os Software e hardware proprietários podem trazer os pacotes para esse trabalho.
O bacana é que o lixo eletrônico, toda a sucata que ninguém quer vira um robô ou protótipos de objetos da vida real deve ser muito legal.
Deve ser bem interessante para qualquer estudante ver um monte de parafernália que iria para o lixo, ganhar forma e utilidade.
A construção colaborativa do processo de construção torna o trabalho ainda mais enriquecedor.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Política pública só serve se for de verdade

De fato já sabemos que a sociedade em que vivemos inclui uma parcela de oprimidos por meio de políticas públicas das mais variadas, mas em contra partida exclui tantos outros. É assim que funciona o sistema ao qual pertencemos e o mais intragável é concebermos que ainda existem mentes que se apropriam da fragilidade alheia para se beneficiar.
O bando de Vivaldinos que se alimenta nas tetas das políticas pública, são hipócritas que pouco se importam com os excluídos. Mas chegará o dia que os oprimidos perderam a paciência e reivindicaram por oportunidades mais justa e menos miseráveis. Nesse dia os grupos minoritários de excluídos lutaram juntos e fará uma revolução... e eu como mulher, negra, pobre e educadora quero construir essa luta contra os parasitas que vivem da miséria alheia.
Com a inclusão digital não é diferente, existem pessoas que se aproveitam da nova onda de analfabetos para mamar nas tetas do governo com politicagem.... a exemplo dessa falta de vergonha temos aqui na Bahia o programa do então governador Jacson Wagner ao implantar nas escolas estaduais software proprietário.

Experiências





Experiência 1- atualização do site

Parece algo gigantesco no primeiro contato, uma linguagem estranha causa confusão no primeiro momento, mas nada melhor que o primeiro contato, o primeiro medo de fazer tudo errado e jogar fora a produção do outro... horas na frente do computador experimentando p/ ver se dar certo... errar uma linguagem muda tudo no site... tirar um código fica tudo fora do lugar...
Depois dos primeiros sustos tudo ficou bem mais tranqüilo... Ainda não to fera, mas não sou tão leiga no assunto... aprendi que se consegue futucando...rsrrsr


ufa!! Ainda bem que o ser humano consegue se adaptar com facilidade...


Experiência 2- construção e apresentação de seminário

Todo trabalho de faculdade dá muito trabalho como o próprio nome já diz... rsrsrr
Pesquisar assunto, trocar dúvidas, ligar para os colegas enviar e-mail construir slides, folder e pensar em estratégias para a galera não dormir no meio da sua fala... pelo menos era assim nas outras disciplinas, mas nesse seminário foi diferente a pesar do trabalho que deu... apresentar o seminário na verdade significou levar para sala assuntos a serem discutidos... acho até que a professora deveria mudar o nome dessa avaliação... pq todos nós fomos armados para despejar o assunto que havíamos pesquisado em cima de nossos colegas e não pensar no assunto junto com os colegas.





Experiência 3 – produzir no moodle e no blog

Publicar em ambiente virtual trocando com colegas o que eu penso sobre assuntos referentes a disciplina, fazer comentários no blog dos colegas é algo totalmente diferente, mas uma experiência muito proveitosa para uma aprendizagem significativa.

Fotos do projeto onda solidária

Ir ao CPD da UFBA e ver de perto jovens empenhados na metareciclagem, foi vivenciar na prática o tudo discutido na disciplina edc 287. Quando perguntei aos bolsistas do projeto o que de bom ficou do projeto... A palavra aprendizagem estava na fala de todos... Nessa hora lembrei das aulas de didática e reforcei o pensamento de que aprendizagem não se constrói única e exclusivamente no espaço da sala de aula... a oportunidade de aproveitar toda a sucata eletrônica e tranforma-lá em um centro de inclusão digital utilizando software livre e com bolsistas da comunidade onde vai ser implantado o centro me parece excelente idéia. Tomara que iguais como esta existam muitas outras...