segunda-feira, 31 de março de 2008

o encontro de hoje foi marcado pela discussão sobre a inclusão digital e formação de professores com o artigo da Prof Maria Helena Bonilla, onde foi possível entender o motivos pelos quais os Programas Nacionais de Informática na Educação ( Proinfo), por exemplo, não são capazes de contemplar toda dinâmica que envolve a inclusão digital na educação, pois são teorias ultrapassadas, pensadas em computados como ferramenta de trabalho, quando já existem novas pesquisas que entendem o computador como elemento estruturante de diferentes possibilidades. Sendo essa nova proposta que deve ser pensada quando falarmos sobre a formação de professores na perspectiva da inclusão.
Pensar inclusão digital, formação de professores e a utilização das novas tecnologias em nosso país significa necessariamente, pensar que vivemos em uma nação com um sistema político neoloberal, sistema econômico capitalista que por si só gera exclusão, abre portar para o livre comércio e conseqüentemente para as privatizações, um Estado mínimo que não oferta serviços digno sem que antes criem políticas compensatórias, onde o dinheiro público passa pelas mãos das empresas privadas.
Compreender e intervir nessa dinâmica é sim estar incluído para além do digital.